Fotossintese Pronto E Completo
FOTOSSÍNTESE
Daiane Ricardo RA: 88925
Daniela Mourão RA: 90233
Lidiane Ricardo RA: 88929
São Paulo, Junho de 2015.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos o tema fotossíntese, discorrendo sobre sua história, importância e seu conceito geral.
A importância da fotossíntese na biologia contemporânea, gira em torno da questão de onde vem o alimento para a sobrevivência das plantas, pois naquela época já se tinha o conceito de que todo ser vivo necessita de alimento para se manter vivo. A partir deste questionamento foram iniciados estudos para a descoberta de que fenômeno seria esse.
E depois de muitos estudos, os quais falaremos um pouco neste trabalho, surgiu o tema fotossíntese.
A fotossíntese é o modo de alimentação dos seres autótrofos, transformando a energia luminosa em energia química, produzindo compostos orgânicos, como a glicose, através da conversão do dióxido de carbono (CO2) e água (H2O) em carboidratos e oxigênio, e ocorre em organelas chamadas cloroplastos que se localizam principalmente no mesófilo foliar.
Abordaremos a fotossíntese falando um pouco de sua história, principais cientistas, as experiências e como as teorias surgiram segundo as evidencias. E como ela foi recebida na comunidade cientifica, causando reações positivas ou negativas sobre os resultados.
DESENVOLVIMENTO Até o século XVII, os cientistas acreditavam que as plantas retiravam do solo todos os nutrientes necessários para seu crescimento. Esse pensamento teve início com Aristóteles, que através do método genealógico, supôs que as raízes crescem para baixo com a função de buscar o alimento no solo para as plantas, e assim elas crescem. Mas nessa época, o médico e alquimista belga Jan Baptista van Helmont (1577-1644), discordou desta concepção dos naturalistas, através de uma experiência provando que o solo não é a fonte de alimentação das plantas, e sim a água. Já no século XVIII, o químico inglês