Fotoss Ntese
A fotossíntese é um processo utilizado por seres autotróficos para produzir compostos orgânicos a partir de dióxido de carbono e água, na presença de luz e clorofila.
Pode-se equacionar a fotossíntese da seguinte forma:
A clorofila é um pigmento de cor verde, sintetizado pelas células dos seres fotossintéticos, fundamental para a captação da energia luminosa.
Como captam os pigmentos fotossintéticos a energia luminosa?
As reações termonucleares do Sol conduzem à libertação de energia radiante, que constitui o espetro electromagnético. Os comprimentos de onda mais baixos são filtrados pela camada de ozono e os mais elevados são filtrados pelo vapor de água e pelo dióxido de carbono. Assim, as moléculas dos seres vivos envolvidos em processos, como a visão e a fotossíntese, estão adaptadas para captar a radiação existente em maior quantidade no meio ambiente.
Será que todos os comprimentos de onda são igualmente eficazes no processo da fotossíntese?
Engelmann colocou numa lâmina um filamento de uma alga verde, usando, como meio de montagem, água com bactérias aeróbias (bactérias que precisam de oxigénio para a sua respiração). Utilizou um microscópio ao qual tinha adaptado um prisma ótico, que permitia a decomposição da luz branca.
No início da experiência, Engelmann verificou que as bactérias se distribuíam uniformemente pela preparação.
Engelmann verificou que as bactérias aeróbias se concentravam mais nas zonas onde incidia o azul-violeta e o vermelho-alaranjado , o que permite verificar que a clorofila te maior capacidade de absorção nestas zonas do espetro. Uma vez que o oxigénio é um produto da fotossíntese, precisando elas deste gás, vão concentrar-se nos locais onde há maior libertação de oxigénio. Assim, podemos concluir que as bactérias se distribuem nos locais onde há uma maior taxa fotossintética.
A radiação é formada por partículas (fotões) que se propagam sob a forma de ondas com diferentes comprimentos.