fotons
Como todas os tipos de ondas eletromagnéticas, a luz transporta energia através do espaço. A intensidade (energia por unidade de área e unidade de tempo) é proporcional ao quadrado da amplitude do campo elétrico da onda de luz. Esta energia, no entanto, chega a um receptor de forma não contínua, mas em unidades discretas chamado fótons. A energia transportada por uma onda eletromagnética não é continuamente distribuído ao longo da onda. É transportado em embalagens distintas. Fótons são as partículas de luz.
Propriedades dos fótons:
Fótons sempre movem-se com a velocidade da luz.
Fótons são eletricamente neutros.
Fótons não têm massa, mas eles têm energia E = 6,626 elevado a 10 – 34 Js é uma constante universal chamada constante de Planck. A energia de cada fóton é inversamente proporcional ao comprimento de onda da onda EM associada. Quanto menor o comprimento de onda, mais energéticos é o fóton, maior comprimento de onda, menos energético é o fóton. Leia mais…
Um feixe de laser e um feixe de microondas podem transportar a mesma quantidade de energia. Neste caso, o feixe de laser contém um pequeno número de fotões, mas cada fótons no feixe de laser tem uma energia mais elevada do que os fótons no feixe de microondas.
Fótons podem ser criados e destruídos. Quando uma fonte emite ondas eletromagnéticas (EM), os fótons são criados. Quando os fótons encontram matéria, podem ser absorvidos e transportam a sua energia para os átomos e moléculas.
Os fótons desempenharam um papel fundamental na fundação da física quântica. O estudo das propriedades de fótons abriu toda uma nova classe de partículas fundamentais chamadas partículas quânticas. Graças a fótons sabemos que todas as partículas quânticas têm ambas as propriedades tanto de ondas como de