Fotografia
Natália Agostini Balbinot2
RESUMO
O texto aborda uma discussão sobre a fotografa Americana Anna-Lou (Annie) Leibovitz, cuja marca é a colaboração íntima entre a retratista e seu retratado. Leibovitz começou a interessar-se por fotografia após uma viagem de visita a sua família, que estava a viver nas Filipinas. Durante alguns anos ela continuou a desenvolver as suas aptidões ao mesmo tempo em que teve diversas ocupações, inclusive na época em que viveu num kibbutz, em Israel, em 1969. De volta aos Estados Unidos, em 1970, começou a trabalhar na revista Rolling Stone. Em 1971, ela foi nomeada chefe de fotografia da revista, tendo permanecido até 1983. O seu estilo de fotografar as celebridades ajudou a definir o visual da revista.
Alguns dos seus projetos mais conhecidos são:
1975 - foi a fotógrafa da revista Rolling Stone escolhida para acompanhar a turnê dos Rolling Stones nas Américas.
1980 - fotografou inúmeras celebridades para a campanha publicitária mundial do cartão American Express.
1983 - trabalhando como fotógrafa-retratista para a revista Vanity Fair.
1991 - exposição na National Portrait Gallery.
Julho de 2006 - fotografou Suri Cruise, a filha de Tom Cruise e Katie Holmes, numa reportagem sobre o casal na revista Vanity Fair.
PALAVRAS CHAVE
Fotografia. Annie Leibovitz
1 INTRODUÇÃO Começamos a conhecer o trabalho de Leibovitz e junto com ela vamos conhecendo a história de uma das maiores revistas de música e cultura popular de todos os tempos a Rolling Stone. É praticamente impossível falar de uma sem mencionar a outra. A Rolling Stone e o trabalho de Leibovitz nascem em um contexto único vivido nos anos 60 nos Estados Unidos e na Europa.
Todo o trabalho, tanto da revista Rolling Stone como o de Leibovitz, era vinculado a este movimento ideológico da contracultura. Esta cultura underground tinha um estilo de mobilização e contestação social voltando-se mais para o anti-social das