Fotografia
Retratos
As fotografias de pessoas conseguem frequentemente uma resposta maior do espectador do que qualquer outro tema. Uma boa fotografia de retrato não mostra apenas a aparência do motivo. Deverá ser também uma biografia visual, que capte o caráter de quem posa e revele a sua personalidade.
Fotografar pessoas – um retrato pode ser uma fotografia tirada sem o conhecimento do fotografado ou pode ser um caso mais formal em que o fotógrafo foi incumbido de realizar um trabalho específico. Não subestime a importância do plano de fundo e do cenário nos seus retratos. A fotografia de pessoas em exteriores ou no seu próprio ambiente pode dar uma dimensão que se perderia numa fotografia em estúdio. Tente pôr o modelo à vontade, preparando todo o equipamento antes da sessão de fotografias. A conversa pode ajudar o fotografado a descontrair-se e permitir-lhe-á obter o resultado desejado – um retrato revelador, de grande naturalidade.
Variar os ângulos da máquina – Alternando o ponto de vista da máquina, pode produzir uma grande variedade de efeitos interessantes e sutís. Uma posição alta da máquina, por exemplo, a fotografar o rosto do modelo de um plano mais elevado, tem tendência para realçar a testa e a parte superior das maças do rosto. No extremo oposto e tirando uma fotografia do rosto a partir do plano inferior, chama a atenção para o queixo e a linha do maxilar. Esta abordagem resulta frequentemente num formato de rosto um pouco quadrado. O ângulo da máquina pode também implicar algo relativamente à personalidade: fotografar de cima sugere vulnerabilidade; enquanto um modelo fotografado de baixo poderá Ter um aspecto longínquo. Uma vista do rosto a três quartos resulta frequentemente num aspecto mais fino e menos cheio do que um ângulo frontal.
Encher o enquadramento – Pode conseguir um plano de aproximação deslocando simplesmente a posição da máquina para mais perto do seu motivo, a fim de concentrar a atenção nas feições e na