Fotografia de rua com o celular
Fotografia de Rua
“Fotografia de rua é sobre retratar pessoas e/ou situações na rua de maneira espontânea e discreta. É sobre retratar um momento puro, como ele é. Um retrato de um momento”
- André Corrêa, Queimando Filme
Rinzi Ruiz (@rinzizen)
Henri Cartier-Bresson
Vivian Maier
Dicas para Fotografia de Rua
•
•
•
•
•
•
Câmeras pequenas (Celular);
Conhecimento geral da sua câmera;
Não faça barulho (nem você e nem a câmera);
Não use flash;
MUITA paciência;
Fotografe durante o dia, com muita luz;
Regra dos Terços
Na fotografia, a proporção áurea é atingida quando dividimos a cena em três colunas verticais e três horizontais, resultando em 9 partes. Nos quatro pontos onde estas linhas divisórias se encontram, temos os pontos áureos. A colocação do sujeito próximo a qualquer um destes pontos torna a imagem muito mais equilibrada e interessante.
Linhas
As linhas são elementos básicos na composição fotográfica. Elas conduzem o olhar, dão peso as áreas da cena, determinam o dinamismo da imagem. Existem basicamente três tipos de linhas: verticais, horizontais ou diagonais.
Linhas Horizontais
São elementos relaxantes e dão a sensação de tranquilidade. Também são capazes de aumentar a impressão de espaço físico.
Dificilmente serão ligadas a algo dramático.
Linhas Verticais
Estas linhas são muito dinâmicas e presentes, estando diretamente relacionadas à força, crescimento e poder. Um elemento posicionado na vertical será bastante destacado na imagem, e poderá sobrepujar facilmente qualquer outro elemento horizontal.
Nas linhas verticais podemos ter vários elementos, como árvores, construções e pessoas.
Vale resaltar que é importante combinar as linhas verticais com as horizontais para dar equilíbrio a cena. Linhas Diagonais
Essas linhas guiam o olhar do receptor com muita facilidade.
Estão
extremamente associadas a
dramaticidade.