Fotografia de animais em HDR
TEMA: ANIMAIS
HDR significa High Dynamic Range, ou seja, Alto Alcance Dinâmico, O alcance dinâmico é, basicamente, a quantidade de luz de diferentes intensidades que nossa câmera consegue registrar. A fotografia HDR (High Dinamic Range) está sendo muito utilizada. Se bem utilizada, essa técnica revitalizar uma foto e criar um clima super-realista, tanto em cores como em P&B. Porém se mal utilizada ela pode criar efeitos drásticos.
O que chamamos de HDR é uma técnica que fazem com que as fotos tenham o máximo de detalhes mesmo quando a cena fotografada tem muito contraste. Usando esta técnica conseguimos mostrar os detalhes na sombra e na luz, ao mesmo tempo. O objetivo da HDR é conseguir captar o máximo de detalhes nas luzes e nas sombras. Apresentar melhor tanto as áreas mais escuras quando as mais claras, criando vários pontos de ajuste em uma única fotografia.
Um dos motivos para se usar está técnica é que uma boa HDR faz a cena parecer real: com ela conseguimos simular o alcance dinâmico dos nossos olhos, a qualidade da foto fica muito melhor, conseguindo se aproveitar de todo o campo da foto e monumento “principal” do foco que no nosso caso, é os animais. Para uma HDR é indicado tirar pelo menos 3 fotos com exposições diferentes da cena, utilizar um aplicativo de edição de imagem para juntar as fotos e utilizar os recursos de nível e outros para trata-las.
Pode-se usar HDR Quando temos cenas de alta variação de luminosidade. Por exemplo: quando estamos fotografando com um céu bem aberto e claro. Nessas horas temos que decidir se nosso assunto será o céu OU será o resto da cena. Existem muitas fotos diferenciadas nesse formato, algumas com mais foco, outras com mais luzes, outras com menos, depende muito do anglo e como foi tirada a fotografia.
Para criar fotografias em HDR precisamos de quatro coisas básicas, câmera fotográfica com ajuste manual de exposição, tripé ou apoio fixo e uma paisagem com grandes variações de luminosidade,