Fotissintese
330 palavras
2 páginas
ExperimentoNo dia 06 de Agosto de 2014, no horário de 13:30 aconteceu a aula prática de Biologia, com o objetivo dos alunos verificarem o efeito de fatores externos sobre a fotossíntese, além de relacionar a presença de amido com a clorofila em folhas variegadas. A aula ocorreu da seguinte, com a presença de duas monitoras Karolayne da ED-31 e a Marianna da ED-41, ajudando na execução do experimento.
Os materiais utilizados foram a pinça metálica, pipeta, álcool a 80 graus, plca aquecedora ou fogão, 1 bequer de 100 ml, 1 bequer de 250 ml, lugol, placa de petri e folhas variegadas. Para a realização do experimento a folha variegada foi iluminada por algumas horas. Após, foi necessária a fervura da água no béquer maior e o mergulho da folha por um minuto, observando-a, e percebendo a coloração da folha após ser retirada da água.
Depois a folha foi colocada no béquer menor contendo álcool, e fervendo em banho-maria, retirando apenas quando a folha estivesse totalmente sem a cor. A folha ficou mais rígida.
A folha foi colocada na placa de petri, contendo água fria. Onde a folha ficou mole no instante que a água entrou em contato com ela. Após isso foi retirada a água da placa, e sobre a folha foi pingadas gotas de lugol.
Atividade
a) A folha perdeu alguns pigmentos, o verde e o vermelho da folha passaram a ficar mais claro.
b) Ficou endurecida porque a água da folha foi retirada da folha pelo álcool e o mesmo “retirou” os pigmentos da folha, ou seja as folhas ficam sem a pigmentação ver da clorofila.
c) Na folha com lugol apresenta pontos pretos e não correndo em toda folha, porque na fotossíntese corre a síntese do amido no estroma dos cloroplastos e o lugol se “uni” ao amido resultando uma coloração escura. Enquanto que nas partes não fotossintetizantes de se acumula em eucloplastos.
d) O teor da clorofila.