Fossa
Sistema de Esgoto
( Fossas )
Hudson Menon Moreira
Profª.: Cristina Arantes Ferreira
Trabalho Sistemas de Esgoto – 1ª etapa
Turma: Engenharia Civil 7º Noturno
Data da entrega: 24 / 08 / 2015
Juiz de Fora
2015
As fossas são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. É uma maneira simples e barata de disposição dos esgotos indicada, sobretudo, para a zona rural ou residências isoladas.
Todavia, o tratamento não é completo como numa estação de tratamento de esgotos. Nos países em desenvolvimento nem sempre é possível a utilização de sistema de esgotos convencionais, particularmente em áreas rurais, por uma série de fatores como a distância entre as edificações, falta de água encanada e custo. A solução individual para o destino das excretas pode ser por via seca (
Fossas Secas ) quando não é feito uso de água e por via hídrica ( Fossas Sépticas ) quando, para afastar as excretas, faz-se uso de uma descarga de água de modo automático ou não.
Fossa seca
A fossa seca consiste basicamente numa escavação no solo com forma cilíndrica (diâmetro 0,80 m) ou de seção quadrada (lado 0,80 m) na qual as fezes e o material de asseio (papel, etc.) são depositados. Na boca da fossa deve ser construída uma base suporte para a sustentação do piso da privada no qual existe um orifício para a passagem do material fecal e outros. Sobre o piso da privada é construída uma casinha provida de porta para abrigar o usuário conforme ilustrado na Figura 3. Os materiais envolvidos na construção da privada com fossa seca, particularmente da base e do piso, dependem da estabilidade do terreno circunvizinho, da disponibilidade e das posses do proprietário, podendo ser constituídos de concreto, madeira, etc.
O volume da fossa deve ser de pelo menos 0,06 m3 (60 litros)/pessoa por cada ano de uso da privada, mais uma folga superior na altura