Fosforilação oxidativa
A fosforilação oxidativa e a fotofosforilação são demonstravelmente as duas mais importantes transduções de energia na biosfera. Estes dois processos juntos são responsáveis pela maioria da síntese de ATP pelos organismos aeróbios. A fosforilação oxidativa é a combinação do metabolismo redutor de energia nos organismos aeróbios. Todas as etapas enzimáticas na degradação oxidativa dos caboidratos,gorduras e aminoácidos nas células aeróbicas convergem para esta etapa final da respiração celular. A fotofosforilação é a maneira pela qual os organismos fotossintetizantes captam a energia da luz solar, fonte fundamental de energia na biosfera.
Nos eucoriontes, a fofoslilação oxidativa ocorre nas mitocôndrias, a fotofosforilação ocorre nos coroplastos.Estes dois processos conservadores de energia, altamente eficientes ocorre através de mecanismos fundamentalmente semelhantes.
Há 3 semelhanças fundamentais entre a fosforilação oxidativa e fotofosforilação:
• Ambos os processos envolvem o fluxo de elétrons através de uma cadeia intermediaria redox, transportadoras ligadas a membranas, que inclui as quinonas, citocromos e proteínas ferro-enxofre.
• A energia livre, disponível por este fluxo de elétrons “montanha a baixo”esta acoplada ao transporte de elétrons “montanha a cima”, através de uma membrana impermeável ao próton conversando parte da energia livre da oxidação dos combustíveis metabólicos como um potencial eletroquímico transmembrana.
• O fluxo transmembrena de prótons de através de gradiente de concentração por canais protéicos específicos fornece a energia livre para a síntese do ATP.
Objetivo
Apresentação oral e escrita da fosforilação oxidativa e fotofosforilação.
Fosforilação Oxidativa
Os elétrons são canalizados por transportadores universais de elétrons.
A maioria dos elétrons que entram na cadeia respiratória mitocondrial surgem da ação de desidrogenase que coletam elétrons das reações oxidativas do complexo da pirovato