Forças
Fabricação Mecânica
Física 1
Laboratório de Física 1
Alexandre Mateus da Silva
Henrique Martins Rosa
Jeferson Henrique Barros
Juliano Brito dos Santos
Luiz Carlos Pereira da Silva
Prof. Me. Diego A. Carvalho Albuquerque
Sorocaba
2014
1. Introdução Teórica
A palavra Força possui uma definição intuitiva. Em Física, Força designa um agente capaz de modificar o estado de repouso ou de movimento de um determinado corpo. Porém, falar de força parece ser muito abstrato, mas basta pensar em todas as tarefas diárias que realizamos para que possamos perceber que força é algo que está presente em nosso dia a dia. Por exemplo: quando empurramos ou puxamos um objeto dizemos que estamos fazendo força sobre ele.
A força é definida na mecânica como sendo o produto da massa pela aceleração de um corpo ou sistema.
F = m . a (1)
Podemos observar pela equação que em unidades do S.I (sistema internacional) a unidade de força Newton equivale a trabalharmos com a massa em quilogramas e a aceleração em m/s2.
O conceito de massa na linguagem cotidiana é confundido com o conceito de peso. Cientificamente o peso é um tipo de força, logo também é definido como o produto da massa pela aceleração. A força peso é definida como o produto da massa pela aceleração da gravidade.
P = m . g (2)
Se sobre um corpo, ou sistema, são aplicadas n forças podemos obter a força resultante sobre o sistema. Considerando que as forças são grandezas vetoriais, a força resultante é dada pelo vetor resultante das forças.
FR= ∑ F (3)
O dinamômetro é um instrumento utilizado para realizar medidas de forças.
Este dispositivo é dotado de:
• Estrutura
• Mola
• Gancho em uma das extremidades da mola
• Graduação na estrutura
Em uma das extremidades da mola encontra-se presa a estrutura graduada e em outra extremidade, o gancho, que se localiza fora da estrutura (ver figura 1). figura1 O princípio de