• Forças e estratégias competitivas (m. porter)
Toda e qualquer empresa, seja qual for o porte e ramo de negócio, adota estratégias para o atingimento de seus objetivos, visando direcionar e coordenar esforços, definir a organização e sobreviver em ambientes hostis.
Num sentido mais amplo, pode-se definir estratégia empresarial como um conjunto de orientações seguidas por uma empresa ou empreendimento, visando à melhoria de sua posição
(frente às forças competitivas), através da seleção de linhas de negócio, alocação de recursos entre essas linhas e a criação de ações integradas entre as várias unidades da empresa.
As estratégias de uma empresa podem ser produto de um processo consciente e planejado ou estarem colocadas de forma implícita, mas internalizadas na cultura da empresa e de seus dirigentes. Pode-se classificar as estratégias empresariais em dois grandes grupos, quais sejam:
• ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO
Geralmente visam ao longo prazo, objetivando maior penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, de produto, criação de conglomerados diversificados etc.
• ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
Estratégias utilizadas pelas empresas para enfrentar as cinco forças competitivas e dar sustentação às estratégias de crescimento.
A seguir, o detalhamento de cada um dos conjuntos de estratégias.
2.1 Estratégias de Crescimento
As estratégias de crescimento, de acordo com Kotler , se constituem em:
• estratégias de crescimento intensivo;
• estratégias de crescimento integrativo;
• estratégias de crescimento conglomerativo.
As estratégias de crescimento intensivo se subdividem em quatro, conforme nos mostra a Fig.
1.2.
Estratégias de crescimento intensivo
Penetração de Mercado: quando se procura obter maior participação no mercado atual com produtos/serviços já produzidos pela empresa.
Desenvolvimento de Produto: quando se procura obter maior participação no mercado atual da empresa com novos produtos/serviços.
Desenvolvimento de Mercado: