Forças intermoleculares
ENGENHARIA DE PETRÓLEO
PESQUISA
ARACAJU – SE
Abril de 2014
PESQUISA
Pesquisa apresentada como requisito parcial de avaliação da disciplina de Química Orgânica, ministrada pelo Prof. Nelson no 3° Período de Engenharia de petróleo.
ARACAJU – SE
Abril de 2014
Forças intermoleculares
As forças intermoleculares são forças que mantém as moléculas unidas umas com as outras. À exceção dos plasmas e dos gases nobres, toda a matéria é composta de átomos combinados em moléculas. As atrações intermoleculares são atrações entre uma molécula e uma molécula vizinha. As forças de atração que possuem uma molécula individual em conjunto são conhecidas como as atrações intermoleculares.
As forças intermoleculares são divididas em:
Força dipolo dipolo, entre moléculas polares. Moléculas polares se atraem quando o lado positivo de uma molécula está próximo do lado negativo de outra. Essas forças dipolo-dipolo são efetivas tão-somente quando moléculas polares estão muito próximas, sendo elas geralmente mais fracas que as forças íon-dipolo, como exemplo: a ligação de moléculas de cloreto de hidrogênio, HCl entre si
Ligação de hidrogênio, interações dipolo-dipolo, ocorre quando há ligação de moléculas contendo átomos de hidrogênio(H) com átomos de F,O ou N. Como exemplo: a água (H2O) e a amônia (NH3)
Íon-dipolo, entre o íon e molécula polar Ex: NaCl em H2O
Dispersão de London, entre moléculas apolares. Ex: N2, O2
Dipolo induzido, entre molécula apolar + molécula polar. Ex: CO2 em H2O.