forças de Poter
É modelo de analise que explica os fatores que influenciam o mercado e que afetam o comportamento de compra. E tem como principais objetivos entender o ambiente competitivo e identificar ações e estratégias futuras para que se obtenha vantagem no mercado.
O mundo dos negócios requer criação de estratégias para a sobrevivência das empresas, cujos gestores estão cada vez mais preocupados em desenvolverem plano de ação e estratégias de competitividade reagindo a diversas mudanças de metodologias de seus concorrentes que por vez, também não estão dispostos a perder seus clientes para o mercado competitivo que possui em sua essência vários pensadores estratégicos que sempre estão buscando a inovação e o pioneirismo frente aos diversos consumidores.
Pode-se observar que estratégia é a base de uma formulação de um plano de ação de uma empresa. São junções de melhorias e criação de métodos para o bom desempenho de uma organização que perdure em longo prazo. É a reorganização de ações voltadas para o mercado com o objetivo de gerar vantagem competitiva frente aos demais concorrentes.
Frente a isso, um conceito muito importante foi desenvolvido por Porter, que mesmo com as frequentes mudanças que tanto o mercado, como as empresas e o poder de compra dos consumidores foram se alterando com o tempo.
O modelo das Cinco Forças de Poter sempre foi e ainda é utilizado para que as empresas descubram todos os fatores influenciadores de sua gestão.
O objetivo das cinco forças é gerar para a empresa retornos de rendimentos, podendo variar de acordo com cada empresa e cada ramo. Há algumas indústrias onde um fator determina a forma de como ela trabalhará ou poderá estar ativamente fortalecida com os cinco potenciais. Nesse sentido, as cinco forças determinam a rentabilidade da indústria porque influenciam os preços, os custos e o investimento necessário das empresas em uma indústria.
Porter aplica esses conceitos baseados nas forças preço e lucro, pelas