Força num campo magnetico
No dia 11 de dezembro de 1820, Oersted descobriu que uma corrente elétrica contínua percorrendo um fio condutor produzia ao redor dele um campo magnético, ou seja, as correntes elétricas aplicam forças nos ímãs. Logo depois André Marie Ampère anunciou a descoberta da força aplicada por ímãs nas correntes e a força aplicada entre duas correntes elétricas. Em dois meses, todas as leis relacionadas a força magnética estavam estabelecidas.
A criação da teoria do campo magnético foi à descoberta mais rápida que se houve, pois em dois meses, foi criada as leis relacionada a força magnética. E, a descoberta de Oersted foi quem desencadeou todo esse processo.
Objetivos
Obter tais conhecimentos sobre as forças magnéticas que agem em condutores e em cargas elétricas, proporcionando-nos a aprendizagem dos fenômenos magnéticos decorrente ao nosso dia-a-dia, como também identificar a força de um campo magnético sobre carga móvel, sobre um condutor reto e o movimento de uma carga em campo magnético uniforme.
Força sobre uma carga móvel em campo magnético uniforme
O sentido da força magnética depende da carga em movimento, para determinar o sentido da força quando tiver carga positiva utiliza a regra da mão direita. Já quando tiver carga negativa a força magnético terá sentido contrario. positiva Quando a carga positiva se desloca em direção paralela ao condutor magnético B, ela não fica sujeita a nenhuma força. Se a carga se deslocar em direção contraria ao vetor B, fica sujeita a uma força magnética onde sua direção é perpendicular aos vetores B e v. Já quando a carga se desloca em outra direção v e B forma um ângulo deixando a força magnética com sentido contrario ao vetor v e B. Desse modo a força magnética pode ser calculada genericamente pela formula:
Fm = B.q.v.seno
Movimento de uma carga em um campo magnético uniforme
Uma carga lançada numa mesma direção das linhas de indução de um campo magnético uniforme poderá ter ângulo igual