força maxima
O conceito físico de força (force) refere-se a uma grandeza vetorial que possui magnitude (N) e direção. A força muscular (strength) é uma expressão que tem sido utilizada para definir a capacidade do músculo esquelético produzir tensão, força e torques máximos a uma determinada velocidade. (DANTAS; COUTINHO, 2010, p. 26). Já a força máxima representa a maior força disponível, que o sistema neuromuscular pode mobilizar através de uma contração máxima voluntária. (WEINECK, 2006, p. 225). O aumento desta força ocorre somente por meio do método de carga máxima. Esse método só deve ser executado após um mínimo de dois/três anos de treinamento, por causa do “esforço mecânico” do treinamento e pelo uso de cargas máximas. Os ganhos ocorrerão graças ao aprendizado motor, em que os atletas instruem-se quanto à utilização e à coordenação, de forma mais eficiente, dos músculos envolvidos no treinamento. (BOMPA, 2000, p.38).
O QUE É A FORÇA.
Uma definição precisa de força levando em conta seus aspectos físicos e psíquicos representa uma grande dificuldade, uma vez que o tipo de força, o trabalho muscular, os diferentes caracteres do trabalho muscular são influenciados por muitos fatores (WEINECK,1999). O termo força pode ser bastante ambíguo. Em vários dicionários a palavra é definida como "saúde física", "robustez", "vigor", termos que não expressam de forma clara sua manifestação nos desportos e nas atividades físicas.
Na verdade força é bastante difícil de definir, pois ela aparece referenciada a várias áreas científicas e com conceituações diferentes em cada área (BARBANTI, 1979). Segundo (BARBANTI, 1979), no desporto e na atividade física, a força motora manifesta-se no aparelho locomotor, dependendo do sistema nervoso que o dirige, do sistema ósseo que o sustenta e dos sistemas cardiovasculares e respiratório que transportam os nutrientes necessários para o desenvolvimento