Força Electromotriz Induzida
Laboratorial 3
Força Electromotriz
Induzida
Docente: Olinda Conde
Alunos: André Cristovão, 40745
João Fonseca, 40763
Rodrigo Martins, 40734
Grupo 2, PL 9
Electromagnetismo e Óptica
24 de Outubro de 2011
Trabalho Laboratorial 3
Força Electromotriz Induzida
I.
Objectivos
Este trabalho experimental tem como objectivos fundamentais o estudo da variação da força electromotriz induzida num circuito eléctrico em função do campo magnético; da velocidade de deslocamento do circuito; e da área do circuito atravessada pelas linhas de força do campo magnético.
II.
Descrição da Montagem e do Procedimento Experimentais
Antes de começar a realizar a experiência, tivemos de reunir todos os materiais necessários e montá-los correctamente, para isso usámos: motor e unidade de comando, aparelho de indução com 3 espiras móveis, conjunto de 12 ímanes cilíndricos, amplificador de tensão, voltímetro analógico, cronómetro e régua.
Figura 1- Aparelho de indução, com ficha de ligação em ponte e veio com três diâmetros, e ímanes permanentes
O aparelho de indução, composto por duas placas de ferro. Entre as placas, ao longo do seu comprimento e de cada um dos lados, inseriram-se 12 ímanes cilíndricos à mesma distância e com a mesma orientação de polaridade. Entre as placas desliza uma peça que suporta 3 espiras condutoras diferentes. O movimento desta peça é produzido pelo motor, controlado pela unidade de comando.
Figura 2 - Motor e unidade de comando para o arrastamento das espiras
A f.e.m. induzida nesta experiência é muito pequena, por vezes da ordem de 10 V, pelo que se tornou necessário utilizar um amplificador de tensão e um voltímetro analógico, cujas escalas correspondem ao factor de amplificação seleccionado. A primeira coisa a fazer foi calibrar o amplificador.
Figura 3 - Painel frontal do amplificador de tensão e ligação ao voltímetro
Electromagnetismo e Óptica, PL9, Grupo 2
Página 1
Trabalho