FORÇA DE VENDAS
UFCD 374 – Empresa e Gestão da Força de Vendas
Raquel Oliveira
REFLEXÃO
No âmbito do módulo 374 Empresa e Gestão da Força de Vendas, dado pelo Formador André Oliveira, falamos de vários conteúdos, tais como, os objetivos gerais de uma empresa, a missão, os valores culturais, organização estrutural e as funções empresariais.
Trabalhei na empresa ML Bolsas, S.A., associada à distribuição e comercialização de malas, marroquinaria, artigos de viagem e acessórios.
Pertencia ao setor terciário, o capital era privado, e a sua forma jurídica era uma sociedade anónima.
Tendo sido responsável de loja, tinha uma relação de autoridade com três colegas e uma relação de cooperação com as responsáveis das outras lojas.
Quanto à empresa existia uma relação de cooperação entre o departamento financeiro e comercial e estes tinham uma relação de autoridade em relação a mim. A empresa começou com duas lojas uma em Lisboa e outra no Porto e evoluiu para 22 lojas, em 2012. Operando através de uma vasta rede de estabelecimentos, localizados nos melhores centros comerciais, zonas de grande afluência de público. A sua rede de lojas tem um desenho moderno e atual, especialmente pensado para apresentar uma gama de produtos muito ampla, com alternativas para diferentes idades e estilos.
A estrutura da empresa era Linear e a Departamentalização por funções:
Departamento
Comercial,
Departamento
Financeiro,
Departamento
de
Recursos Humanos. A principal vantagem deste modelo é a facilidade de comunicação. A desvantagem principal era a dependência dos quadros superiores. O seu modelo de gestão era baseado na inovação, na flexibilidade.
Os seus produtos renovavam-se nas temporadas de Primavera-Verão e
Outono-Inverno, de acordo com as tendências de moda e as necessidades dos clientes. Quanto aos símbolos, o logotipo da empresa; a farda: camisa e calças clássicas pretas. Todas as colaboradoras tinham uma placa de