Força de trabalho
Assim sendo, entendo que a força de trabalho seria a competência tida por um grupo de pessoas que participam ativamente no processo econômico, o uso de tal força é fundamental do processo produtivo em qualquer sociedade. O consumo da força de trabalho tem como objetivo a produção de valores, onde no processo de produção o homem não somente atua sobre a natureza que o rodeia, como no sentido de desenvolver os seus hábitos e experiência de trabalho.
A capacidade produtiva depende duma série de fatores, o grau médio de agilidade do trabalhador, o nível das aplicações práticas do progresso da ciência e da tecnologia, a organização social do processo de produção, a divisão técnica do trabalho, o volume e a eficácia dos meios de produção, a formação profissional e também as condições naturais.
Sabemos que o homem enriquece a sua experiência graças ao conhecimento que vai absorvendo, aprende a compreender determinados comportamentos das forças naturais e vai aperfeiçoando a técnica produtiva, os hábitos adquiridos no trabalho são fatores que melhoram o nível dos seus conhecimentos e afetam a produtividade.
Existem forças de trabalhos diferenciadas, no modo autônomo a pessoa destinada ao seu consumo, ao pagamento de tributos ou à incorporação nos produtos que pretende trocar e no modo de produção capitalista, a necessidade mais imediata do indispensável à sua sobrevivência, é a venda da sua força de trabalho, procurando valorizá-la e reproduzi-la.
O valor da força de trabalho é determinado pelo valor dos meios de vida indispensáveis para manter a normal capacidade de trabalho do seu possuidor, o sustento da sua família e os gastos da sua aprendizagem.