Foruns economicos
Este Trabalho Acadêmico tem por Objetivo definir o Conceito e principalmente demonstrar a criação de “fóruns econômicos“ como Cepal (Comissão Econômica para América Latina) a OMC (Organização Mundial do Comércio) e G20, e com isto mostrar como eles podem influenciar na economia mundial, mudando as diretrizes e até mesmo estabelecendo novos modelos políticos econômicos .
Ao longo do desenvolvimento iremos explorar os principais pontos destes “fóruns” tais como; Cepal que acredita que a industrialização é o principal passo para a superação do subdesenvolvimento dos países latinos americanos, e os estados membros são encarregados de fazer uma análise integral dos processos de desenvolvimento dos países, enquanto a OMC - Organização Mundial do Comércio, sediada em Genebra, Suíça, tem como missão facilitar, ampliar e estabelecer as “regras do comércio” entre seus 150 Estados membros. Para isso, a organização busca a liberalização do comércio, atuando também como um fórum para que representantes de diferentes governos discutam acordos e resolvam possíveis disputas, falaremos ainda do G 20, que une ministros das finanças e governadores de bancos centrais de 19 países mais a União Européia. A iniciativa da sua criação pertenceu ao G8, o grupo dos 8 países mais ricos do mundo, após as sucessivas crises financeiras dos anos 90.
Portanto perceberemos que de forma diferente estes “fóruns econômicos agem no mesmo sentido de promover o crescimento na economia, buscando sanar seus principais problemas.
CEPAL - Comissão Econômica para América Latina e o Caribe
O CEPAL, mais conhecido como Comissão Econômica para América Latina e o Caribe foi criada pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas em 1948. Com o objetivo de incentivar a ajuda econômica entre seus membros, o conselho faz parte do grupo de cinco comissões econômicas da Organização das Nações Unidas (ONU), e possuem quarenta e quatro estados e oito