Forum Unidade 5
Considere a seguinte situação hipotética:
O governador recém-eleito de um Estado do sul do Brasil, considerando sua experiência profissional como professor e seus conhecimentos sobre a estrutura do ensino médio em alguns países europeus, decidiu implementar uma reforma no ensino médio daquela unidade da federação, iniciando por uma experiência piloto em um dos municípios do estado. Argumentou que o atual ensino médio único, em vigor no país, está superado e é muito desinteressante para os alunos. Considera que o modelo adotado na França é mais adequado para o Brasil. Recebeu apoio da Assembleia Legislativa, do Secretário Estadual da Educação, do Conselho Estadual da Educação, e também do Prefeito e da Câmara Municipal do município escolhido para a experiência piloto.
Sua proposta, em linhas gerais, era a seguinte:
1. O ensino médio tornar-se-ia, todo ele, profissionalizante ou preparatório para uma área acadêmica específica .
2. Para isso, os adolescentes iriam cursar um ano em comum, de revisão e consolidação de conhecimentos, mas também preparatório: haveria uma disciplina, com carga horária significativa, voltada para o conhecimento das profissões, carreiras profissionais e áreas de trabalho existentes no país. Nos meses finais desse primeiro ano, escolheriam prosseguir seus estudos em uma área de preferência. No segundo e terceiro anos do ensino médio, cada aluno iria se matricular em uma, entre DUAS MODALIDADES de ensino médio.
3. Haveria o ensino médio profissional-técnico, em que os alunos se dedicariam ao estudo teórico e prático de uma área técnica de sua escolha, escolhendo uma profissão já na metade do segundo ano. A segunda metade do segundo ano e o terceiro ano inteiro seriam dedicados exclusivamente ao estudo e prática de uma profissão técnica de nível médio, escolhida pelo aluno, entre muitas oferecidas. Seria incluído estágio remunerado em empresas e instituições da região, ampliando a carga horária obrigatória do terceiro ano.