Forum sobre Remuneração Variável/Estratégica
Os novos sistemas de gestão da produção e as novas formas de organizar os trabalhos adotados resultaram numa nova abordagem para a gestão de recursos humanos: o enfoque estratégico. As organizações entenderam que suas estruturas físicas e tecnológicas são importantes, porém, são movimentados somente pela atuação das pessoas e seu intelecto. Assim, o capital humano de uma empresa pode ser um fator diferencial capaz de se constituir uma vantagem competitiva.
O primeiro passo para entender o que faz uma empresa ser considerada atrativa é perceber as mudanças que vêm ocorrendo no mercado. Se há algum tempo os bons profissionais eram motivados, principalmente, por um bom salário e um pacote atraente de benefícios, hoje outros fatores pesam na balança. A remuneração, isoladamente, não é mais o principal aspecto analisado pelos profissionais, principalmente os mais jovens, na hora de aceitar um emprego ou mudar de empresa. Eles valorizam, em primeiro lugar, as perspectivas de crescimento e desenvolvimento profissional e, em seguida, o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. O salário continua sendo importante, mas dificilmente uma empresa conseguirá montar uma equipe qualificada e estável se desconsiderar os novos fatores que passaram a fazer parte desse jogo.
Ao entrar na empresa, o profissional quer ter clareza sobre suas perspectivas de crescimento. Ele deseja atrelar o seu projeto profissional aos objetivos da organização, mas, para isso,