forum de ibas
Desde cerca de 1990, Índia, Brasil e África do Sul procuram elevar seu perfil internacional, potências intermediárias que são, atores de destaque em suas regiões, democracias consolidadas e economias em ascensão, enfrentando dificuldades e desafios internos semelhantes, destacando-se a grande desigualdade interna latente nos três países.
Pontos de destaque no discurso dos três são a reforma dos mecanismos de tomada de decisão a nível global, em especial no tocante ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, além da política de subsídios agrícolas adotada pelos países mais desenvolvidos. Tal convergência leva os três a buscarem uma ordem internacional de caráter multipolar, que dê maior atenção às reivindicações dos países em desenvolvimento.
O nascimento do IBAS verifica-se na reunião dos Chefes de Estado e/ou Governo do G-8 em Evian, na França, mesmo ano que viu nascer o G-20, grupo dedicado a estabelecer uma conexão entre países em desenvolvimento e desenvolvidos. A tal reunião, somaria-se as posteriores consultas trilaterais onde formou-se o ambiente de construção de tal canal de diálogo. A primeira manifestação concreta do IBAS ocorre em Brasília, a 6 de junho de 2003, com a reunião de Ministros das Relações Exteriores dos três países, que na ocasião lançam o fórum publicamente, por meio da adoção da chamada "Declaração de Brasília". As metas centrais