Fornecimento de energia
A Norma Técnica estudada tem a finalidade de estabelecer regras e recomendações para a elaboração e execução de projetos de novas instalações, ou reforma e ampliação de instalações já existentes, de unidades consumidoras de uso individual, a fim de possibilitar o fornecimento de energia elétrica com tensões nominais de 220 ou 380 Volts pela CEMAR.
Ela se aplica as instalações consumidoras individuais novas, ampliações e reformas, não agrupadas, atendidas em Baixa Tensão, localizadas nas zonas urbanas ou rurais que pela localização necessitam de medição individualizada, localizadas na área de concessão da CEMAR, respeitando-se a legislação emanada pelos órgãos competentes.
Uma das responsabilidades dessa norma é estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de energia elétrica em baixa tensão. Coordenar o processo de revisão desta norma. Realizar as atividades relacionadas a expansão e melhoria do sistema elétrico de acordo com as regras e recomendações definidas neste instrumento normativo.
A ANEEL( Agência Nacional de Energia Elétrica) foi criada com o intuito de regular e fiscalizar a produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, de acordo com a legislação e em conformidade com as diretrizes e as políticas do governo federal.
As condições básicas para ligação padrão de ligação em baixa tensão é o fornecimento dos materiais e equipamentos para a montagem do padrão de ligação será de responsabilidade do consumidor; a instalação do padrão de ligação poderá ser executada por pessoas estranhas a Companhia, porem com a devida habilitação profissional.
Cada unidade consumidora deve ser suprida por Ramal de Ligação exclusivo, que se consiste em um conjunto de condutores e acessórios instalados pela CEMAR entre o ponto de derivação de sua rede e o ponto de entrega (medidor). O fornecimento dos condutores, alças preformadas e conexões para montagem do ramal de