Fornecedores
Unitização de Cargas
SUMÁRIO
1 Container 4
1.1 Padronização e características 4
1.3 Processo de estufagem 6
1.4 Mercadoria com controle de temperatura 7
1.5 Recebimento Container para estufagem 7
1.6 Movimentos que podem afetar o container 7
1.7 Local de Operação 7
1.8 Aluguel de container 8
1.9 Demurrage de container 8
1.10 Custos de estufagem e desova 8
2 Unitização de cargas: Vantagens e Desvantagens entre pallet e container 9
CONCLUSÃO 10
1 Container
Em geral são caixas construídas em aço, alumínio ou fibra, criadas para o transporte unitizado de mercadorias e suficientemente fortes para resistir ao uso constante, compõem em um equipamento do veiculo transportador, que se caracteriza pela resistência e facilidade de transporte de mercadorias, por um ou mais modais. São providos de portas, escotilhas e aberturas que permitem o seu estufamento e esvaziamento com facilidade.
1.1 Padronização e características
Para que o container pudesse ser utilizado igualmente em diversos navios, bem como em outros modais foi criado uma padronização pela ISO (International Organization for Standardization) e pela ASA (American Standard Association). Com o tempo a maioria dos países aderiram como padrão as especificações e dimensões propostas pela ISO, o que facilitou a construção de navios, caminhões e equipamentos apropriados para seu embarque, desembarque e movimentação. No Brasil as normas da ISO foram adotadas pela ABNT, que em 1971 emitiu as primeiras normas relativas ao container, sua terminologia, classificação, dimensões, especificações, etc. O INMETRO é responsável pelas adaptações das normas ISSO, e emite os Certificados de Qualidade do Container.
As unidades de medidas utilizadas para a padronização das dimensões dos containers são pés (‘) e polegadas (“). São duas unidades de medidas inglesas escolhidas para definir as medidas dos