formção social
Um pouco da origem artística de Debret
Debret Jean Baptiste nasceu em Paris em 18 de Abril de 1768 e faleceu na mesma cidade em 11 de junho de 1848,foi um pintor francês que esteve no brasil entre 1816 e 1831 em missão artística francesa chefiada por Lebreton.Iniciou sua vida profissional em Paris sob influência de Jaques Louis David, frequentava ateliês na França ,seu pai era funcionário público e possuía verdadeiro interesse em história natural elaborando pesquisas sobre o assunto.
Referida influência também contribuiu bastante para a trajetória artística de Debret sendo utilizada inclusive no Brasil. A formação cultural de Debret se desenvolveram em meio a conturbados momentos políticos da França revolucionária. O artista passou a fazer parte do grupo de pintores responsáveis pelas imagens de atos históricos e heroicos de Napoleão Bonaparte. As academias francesas de arte até este momento preocupavam-se com o resgate da historia antiga, trazendo, desta forma, a intenção de elevar a moralidade social da época. Com a "intervenção" de Bonaparte, o cenário é alterado, pois os pintores agora teriam de se preocupar em revelar, com praticamente nenhuma liberdade, assuntos pertinentes à história contemporânea, da qual o próprio Imperador era protagonista.
Trajetória no Brasil
Jean-Baptiste Debret viveu durante 15 anos no Brasil e desenvolveu uma intensa relação pessoal e emocional com o território brasileiro. Seu trabalho é considerado de grande importância para o Brasil na medida em que se dedicou a retratar o cotidiano e a sociedade do século XIX, especialmente no Rio de Janeiro.
Mesmo sendo considerado um pintor neoclássico, aluno e seguidor de seu primo David, Debret está numa posição de transição entre o neoclassicismo e o romantismo. Suas representações dos indígenas apresentam condições idealizadas,