FORMULAÇÃO DA ESTRATEGIA
SUA EMPRESA CRIA OU DESTRÓI VALOR?
Lauro Jorge Prado
Criar valor em qualquer negócio é realmente difícil. As distorções dos valores apontados pelas ferramentas tradicionais levam a decisões erradas ou comprometedoras. Algumas dessas decisões levaram muitas empresas partirem para fusões e aquisições, o que pode até ter levado a gerar valor, porém logo vem a acomodação dos negócios e tudo volta ao normal.
Então como poderemos identificar se uma empresa está gerando valor?
A resposta pode ser encontrada com a implantação de um sistema que isole as distorções e ao mesmo tempo não prenda a empresa, deixando seus gestores livres para pensar os aspectos gerenciais sem descuidar dos aspectos estratégicos e aqueles ligados aos acionistas.
O “EVA” – Economic Value Added (Valor Econômico Adicionado) é a mais direta medida para a criação de valor de riqueza em um negócio
O EVA alinha de maneira precisa os interesses dos acionistas da empresa com os dos gerentes, de forma que livra a todos das distorções e caprichos das regras contábeis.
Eva é o ganho final depois de descontados os custos do capital utilizado para gerar os lucros. A diferença das medidas tradicionais (lucro, ganhos com ações, retorno sobre investimentos, retorno sobre o capital empregado, etc) é que o EVA não pode ser manipulado nem distorcido.
O desafio então é explorar o EVA de forma efetiva para aumentar a verdadeira rentabilidade econômica. Isto requer três componentes:
Um sistema de indicadores
Um sistema de incentivos
Um sistema de administração financeira
Sem estes componentes, seria impossível dizer se um negócio esta tendo êxito ou não ao medir a obtenção de retorno sobre o capital através do tempo. Com esses elementos implantados de maneira apropriada os princípios do EVA conduzirão infalivelmente a empresa para frente, para cima, mesmo que os gerentes enfoquem em objetivos específicos.