formulas intermoleculares
São forças de atração entre moléculas, as mesmas permanecem unidas de acordo com a atração, quanto maior a força de atração, maior a coesão, aumentando os pontos de fusão e ebulição da substância. Moléculas de gases não apresentam atração entre si, consequentemente abaixando os pontos de ebulição e de fusão existentes.
Existem dois tipos de forças intermoleculares.
Força de van de walls
- íon + dipolo permanente = molécula polar
- íon + dipolo induzido = molécula apolar
- dipolo permanente + dipolo permanente = atração por polos opostos
- dipolo permanente + dipolo induzido = atração molecular polar e apolar
- dipolo induzido + dipolo induzido = atração molecular apolares
Ligação de hidrogênio
Atração entre dipolos permanentes, ocorrem entre moléculas que tem ligações entre hidrogênio e átomos muito eletronegativos (F,O,N) por isso os polos ficam mais acentuados.
Exemplo de compostos polares que ocorre dipolo-dipolo
H2S, CO,SO2 , HCl
Experiência
O procedimento utilizado como exemplo de forças intermoleculares são experimentos simples que permitem verificar - polar e apolar- de diferentes substâncias:
Materiais
• Álcool;
• Gasolina;
• Água;
• Recipiente transparente (copo de vidro);
Procedimento: coloque todos os líquidos em proporções iguais no recipiente e misture, apenas dois deles vão se misturar, quais? Os líquidos álcool e gasolina são apolares, esta força intermolecular os mantém unidos, enquanto a água fica separada por que é polar.
Todos os compostos derivados do petróleo são formados por hidrocarbonetos (moléculas de carbono e hidrogênio), são semelhantes (apolares) e miscíveis entre si.
água é a única substância polar, ela é imiscível com todos os outros compostos: gasolina, álcool , já estes são todos apolares e miscíveis formando uma única solução homogênea.
Mostrando a relação entre uma molécula e outra no meio dos intermoleculares
Foi utilizado uma experiência para provar sobre as forças e