Formularios
Introdução:
Conceito
Finalidade
Desenvolvimento:
Classificação
Padronização
Partes dos formulários
Características de um bom formulário
Elaboração
Racionalização do texto
Critérios para a escolha da cor
Avaliação de formulários
Conclusão
Imagens
Referências bibliográficas
03
03
04
04
05
05
05
06
06
06
08
09
10
Introdução:
Conceito: Formulários são impressos padronizados utilizados na recepção, transmição e arquivação de dados relevantes na realização de procedimentos e tomada de decisões.
Segundo citações se trata de um:
• “Documento que possui campos delineados para coleta e registro de dados e informações necessários a sistemas administrativos.” (OLIVEIRA, Djalma P. R. Sistemas, Organização & Métodos. São Paulo: Atlas, 2002)
• “Documento que transporta dados e informações de uma pessoa, ou unidade, para outra. É a materialização do dado.” (ARAUJO, Luis César G. Organização, Sistemas e Métodos. São Paulo: Atlas, 2001)
• “Documento padronizado, estruturado segundo sua finalidade específica, possuindo características e campos apropriados, destinado a receber, preservar e transmitir informações, cujos lançamentos são necessários para definir a natureza ou cobrir um fluxo qualquer de trabalho, desde seu início até sua conclusão.” (CURY, Antonio. Organização e Métodos: Uma visão holística. São Paulo: Atlas, 2006)
Finalidade:
• Uniformizar Procedimentos
• Dar valor legal às transações
• Determinar qual informação será registrada e processada
• Facilitar o fluxo de informações
Desenvolvimento:
Classificação: São classificados em planos, continuos e eletrônicos.
Os planos possuem seus campos desenhados e pré impressos em papel padronizado pela ABNT. Os continuos elaborados em papel e destinados a serem preenchidos por impressoras, em grande escala. Já os eletrônicos são elaborados por softwares aplicativos, permitindo o trâmite na sua organização por