Formula O De Projeto De Trabalho Profissional
Formulação de projeto de trabalho profissional.
Introdução
Página 1 “Um dos grandes desafios hoje colocados aos assistentes sociais consistem em formular projetos que materializarão o trabalho a ser desenvolvido. (...)”.
Página 1 “(...), é preciso destacar que, do ponto de vista jurídico-legal, dois instrumentos são fundamentais nessa definição, a lei n. 8.662/1993 (Brasil, 1993), que regulamenta a profissão, e o código de ética de 1993 (CFESS, 1993), que define as competências e os valores éticos norteadores do trabalho profissional. (...)”.
Página 1 “(...). Assim, sem negar os condicionantes colocados pela condição de trabalhador assalariado, busca-se acentuar que há espaço para a defesa do projeto profissional em qualquer local, público ou privado, em que o assistente social é requisitado em a intervir.”
Página 1 “(...). É necessário reafirmar que o serviço social é uma profissão que se constitui no processo de reprodução e reprodução das relações sociais e tem com seu objeto as diversas refrações da questão social, esta fundante para a profissão (Iamamoto, 2001).”.
Página 1 e 2 “(...). Toda e qualquer leitura da realidade que prescindir do reconhecimento de que o trabalho do assistente social se coloca na questão entre trabalho e capital ocorre o risco de produzir um conhecimento pragmático, descritivo, desconectado da sociedade e com as condições para a culpabilização individual de sujeito, famílias e grupos sobre as mazelas produzidas pela sociedade capitalista.”.
Página 2 “(...), é preciso mapear o terreno sobre o qual se trabalha. Embora os princípios norteadores do projeto profissional estejam fundados na perspectiva da construção de uma sociedade, é nos parâmetros do capitalismo que se materializa a profissão, e o assistente social é chamado para prestar serviço que podem corroborar o status quo ou