Formação
Elaborar o plano de sessão é, em si uma preparação para a formação – é a concretização de uma reflexão, indispensável à organização da lição.
A preparação da sessão é o momento de tomar decisões e proceder às escolhas dos métodos e meios mais adequados para atingir os objectivos previstos, assim como seleccionar os materiais necessários à sua concretização.
A elaboração de um plano de sessão tem várias vantagens:
1) ao indicar os objectivos da sessão, nos termos do que os participantes têm que ser capazes de fazer no final, orienta o formador para avaliar o resultado da acção
2) estabelece um fio condutor que ajudará a orientar a sessão
3) ajuda o monitor a organizar-se de forma a abordar toda a matéria prevista
4) indica os auxiliares a utilizar, quando e por que ordem
5) permite ajustar, caso seja necessário, os desvios verificados no desenvolvimento da sessão.
Fazer um plano de sessão é fazer uma descrição detalhada de cada sessão da formação. Nesta fase o formador escolhe os métodos e os meios mais adequados para atingir os objectivos estabelecidos.
Fases de uma sessão
O plano de sessão está dividido em três fases:
1ª fase: Introdução
No inicio de cada sessão o formador deve fazer uma breve introdução ao tema da sessão. Deve informar os formandos relativamente ao tema, a duração da sessão e as pausas previstas, assim com fazer uma referência relativamente aos principais objectivos da sessão.
2ª fase:Desenvolvimento
Os conteúdos da sessão de formação devem ser apresentados seguindo uma sequência lógica. Os temas devem estar divididos em pequenos blocos de informação, autónomos , mas com uma relação entre si.
É nesta fase que se deve promover a aplicação dos novos conhecimentos adquiridos, na situação o mais próxima possível da real. O plano de sessão deve conter indicação detalhada dos exercícios a executar e as suas condições de realização.
3ª fase: Avaliação e síntese
A avaliação é a parte da