Formação e situações de trabalho
Pedagogia na Saúde – 4ºano / 1º semestre
Ano Lectivo 2011/2012
Formação em Contexto de Trabalho
Formação em Contexto de Trabalho
Lisboa, 07 de Outubro de 2011
Escola Superior de Ciências da Saúde – Ribeiro Sanches
Licenciatura em Enfermagem
Pedagogia na Saúde – 4ºano / 1º semestre
Ano Lectivo 2011/2012
Lisboa, 07 de Outubro de 2011
“A formação não se adquire por acumulação de cursos e diplomas, mas sim pela reflexão crítica sobre o trabalho do dia-a-dia, junto do utente (...)” VELEZ, Z. (2009)
ABREVIATURAS
ÍNDICE
0.INTRODUÇÃO 5 1. FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO: CONCEITOS E DEFINIÇÕES 7 2.IMPORTÂNCIA E VANTAGENS DA FORMAÇÃO 11 REFLEXÃO FINAL 13
0. INTRODUÇÃO
No âmbito da unidade curricular de Pedagogia na Saúde, leccionada no 1º semestre, do 4º ano, do curso de Licenciatura em Enfermagem, foi proposta a elaboração de um trabalho escrito com a seguinte temática: Formação e Situações de Trabalho.
Embora a selecção desta temática tenha sido efectuada de forma aleatória, na nossa opinião, enquanto futuras enfermeiras, pensamos ser essencial o desenvolvimento de conhecimentos neste âmbito, bem como a reflexão sobre os mesmos.
Assim, é imprescindível, que os alunos de enfermagem tenham consciência, que os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de licenciatura são mutáveis, sofrendo a influência de diversos factores, associados principalmente ao desenvolvimento tecnológico e científico. Esta constante actualização, por si só, é potenciadora e geradora de novos conhecimentos.
Neste sentido, a formação em situações de trabalho deverá ser uma prática intrínseca ao desenvolvimento pessoal e profissional, com vista a uma melhor prestação de cuidados de enfermagem adequada às necessidades do cliente/família.
Neste sentido, é necessário, antes de mais, definir o conceito de formação em serviço. BÁRTOLO, E. e SOUSA, O. (2007:80), referem-na como sendo uma dinâmica