formação e preço de venda
1. Importância e significado do preço de venda
Sem dúvida, o sucesso de um negócio depende, em grande medida, de um gerenciamento adequado das finanças. As empresas se deparam com clientes cada vez mais exigentes em qualidade e preço. Atrair e manter clientes são um grande desafio.
Mas, como lidar com a realidade de preços cada vez mais competitivos sem comprometer a saúde financeira da empresa e a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos?
A disciplina Formação do preço de venda vai auxiliá-lo no entendimento da adoção de critérios técnicos dos modelos de precificação para que uma empresa tenha condições de competitividade.
No entanto, é importante entender que, para estabelecer o preço de venda, não basta ter em mente apenas o seu produto ou serviço final. É preciso conhecer todos os elementos que compõem a formação do preço de venda. Ou seja, são necessárias informações sobre a estrutura patrimonial da empresa e sobre as relações que a empresa estabelece com o ambiente em que está inserida.
Para refletir:
O Caldeireiro – Qual o preço justo para um serviço?
Um caldeireiro foi contratado para consertar um enorme sistema de caldeiras de um navio a vapor que não estava funcionando bem. Após escutar a descrição feita pelo engenheiro quanto aos problemas, de haver feito algumas poucas perguntas, dirigiu-se à sala de máquinas. Olhou para o labirinto de tubos retorcidos, escutou o ruído surdo das caldeiras e o silvo do vapor que escapava, durante alguns instantes; com as mãos, apalpou alguns tubos. Depois, cantarolando suavemente só para si, procurou em seu avental alguma coisa e tirou de lá um pequeno martelo, com o qual bateu apenas uma vez numa válvula vermelha brilhante. Imediatamente o sistema inteiro começou a trabalhar com perfeição e o caldeireiro voltou para casa. Quando o dono do navio recebeu uma conta de R$ 1.000,00, queixou-se de que o caldeireiro só havia ficado na sala de máquinas durante