FORMAÇÃO E OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO GOIANO

643 palavras 3 páginas
Formação e Ocupação do Território Goiano
Formação
A região onde atualmente está situado o estado de Goiás, era povoada por índios índios Avás-canoeiros e Tapuias, antes da colonização.
A descoberta de ouro em Minas Gerais foi o primeiro passo para o desbravamento da região do estado de Goiás, foram as expedições bandeirantes os primeiras minas de ouro no território goiano. Bartolomeu Bueno da Silva foi um dos primeiros Bandeirantes a chegar a região. Acompanhado de seu filho, obteve sucesso em sua primeira expedição ao sertão, caçando muitos índios e encontrando várias pepitas de ouro. O sucesso de Bartolomeu atraiu outros Bandeirantes a região. Em 1720, Bartolomeu, o filho, chega a Lagoa Mestre d’Armas, situada próxima de onde foi construída a cidade de Brasília. Nessa expedição, foram coletadas muitas pepitas de diferentes minas, o que acabou por atrair milhares de pessoas para a região.
O filho de Bartolomeu fundou o primeiro povoado na região, chamado de Barra (atualmente, é o município de Buenolândia), e fundou o Arraial de Sant’Ana, que em 1739 passou a se chamar Vila Boa, e posteriormente de Cidade de Goiás, capital do território. A formação inicial do território muda em 1809, quando Goiás é obrigada a ceder áreas de terras para o Maranhão e para minas Gerais. Em 1863, mudou-se a capital para a cidade de Leopoldina, na região do Araguaia. A partir de 1930, a região já se tornou prospera, graças principalmente a agricultura e a expansão das ferrovias.
Como resultado, em 1932 foi iniciado a construção da nova capital do estado, Goiânia, inaugurada em 1942. A escolha do Planalto Central para a construção da capital da Federação também contribuiu com o desenvolvimento da região, e Goiás perdeu cerca de 40% de seu território para a formação do estado de Tocantins em 1988.
Ocupação
A área que corresponde hoje ao Estado de Goiás começou a ser ocupada há pelo menos 10.000 anos . Sucessivas populações de caçadores-coletores e horticultores vão dominar essa

Relacionados

  • livro de economia
    411095 palavras | 1645 páginas