Formação e desenvolvimento brasileiro
A Selic é chamada de taxa básica porque é a mais baixa da economia. Ela é usada nos empréstimos entre bancos e nas aplicações que os bancos fazem em títulos públicos federais. Ou seja, a taxa básica é o que os bancos pagam para pegar dinheiro no mercado e repassá-lo para empresas ou consumidores em forma de empréstimos ou financiamentos, a um custo muito mais alto. Por isso os juros que os bancos cobram dos clientes é superior à Selic. A taxa overnight do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) é divulgada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM). Ela tem vital importância na economia, pois as taxas de juros cobradas pelo mercado são balizadas pela mesma.
b) O que é o COPOM, quem o compõe, periodicidade das reuniões e qual a sua finalidade?
O Comitê de Política Monetária, ou Copom, é o órgão decisório da política monetária do Banco Central do Brasil, responsável por estabelecer a meta para a taxa Selic. O Comitê foi criado em junho de1996, com o objetivo de estabelecer um protocolo adequado ao processo decisório de política monetária e aprimorar sua transparência.
O Copom é composto pelos membros da Diretoria Colegiada do Banco Central: o presidente e os diretores de Política Monetária, de Política Econômica, de Assuntos Internacionais, de Normas e Organização do Sistema Financeiro, Administração, Fiscalização e Liquidações e Desestatização. O presidente tem direito ao voto decisório em caso de empate na decisão da política monetária.
As reuniões ordinárias do Copom eram mensais até 2005. Em 2006, essas reuniões passaram a acontecer oito vezes ao ano, aproximadamente a cada seis semanas, e continuam a ocupar dois dias. O Copom pode se reunir extraordinariamente, convocado pelo presidente do Banco Central, em função de alterações inesperadas do cenário macroeconômico.
c) Explique com suas palavras: qual a importância da Selic para a economia, para o controle da inflação, atração de investimentos externos,