Formação e construção de saberes da professora alfabetizadora
3.2 A FORMAÇÃO E OS SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES
Abordar o tema formação de professores alfabetizadores está cada vez mais complexo, em virtude das mudanças decorrentes das pesquisas acerca do ensino-aprendizagem nessa etapa de ensino que causam consequentes impactos na docência. Enquanto antes o papel do professor alfabetizador resumia-se a ensinar as letras e as relações destas aos seus sons, a transferir informações, de acordo com os conhecimentos que o professor possuía, sem nenhuma preocupação com sua contextualização, hoje isso requer uma construção ativa, tendo em vista que a criança alfabetizanda é considerada um sujeito que participa ativamente do processo de construção do próprio conhecimento. Com isso, cabe a esse professor alfabetizador, a responsabilidade de estabelecer conexões complexas e situadas no tempo e no contexto histórico-social.
Com base nas novas compreensões acerca do processo de alfabetização sobre a aprendizagem da criança e a forma como esta é considerada, enquanto sujeito-aprendiz, a formação específica para a alfabetização vem ganhando cada vez mais importância, haja vista a necessidade que o profissional dessa área tem em repensar as práticas pedagógicas, visando à construção de uma base de saberes necessários e específicos à prática alfabetizadora.
Essa perspectiva de redimensionamento na compreensão no processo de alfabetização traz como consequência a necessidade da ampliação da formação dos professores que atuam nessa área, exigindo destes uma base de saberes docentes específicos à alfabetização de crianças, pois