FORMAÇÃO TERRITORIAL DO RN

625 palavras 3 páginas
1. Quais estados brasileiros não possuem reservas indígenas no Brasil?
Segundo o FUNAI, os estados são o Rio Grande do Norte e o Piauí.
2. No RN, mesmo não havendo reconhecimento da FUNAI, três grupos se auto denominam indígenas e reivindicam esse reconhecimento. Que grupos são esses e onde estão localizados?
A comunidade Catu (presentes em Goianinha e Canguaretama), os Mendonça do Amarelão (João Câmara), os Caboclos do Assu (no município de Assu).
3. O que mais esses grupos reivindicam além do reconhecimento?
As reivindicações dos povos indígenas visam à inclusão de suas comunidades nas políticas públicas oficiais de proteção e assistência. Tais reivindicações podem ser inseridas numa perspectiva étnica de luta pela terra diante da vasta segregação e negação da existência indígena em solos dos respectivos estados.
4. Quais os dois troncos lingüísticos encontrados no território norte-rio-grandense?
Dois grupos linguísticos principais habitavam o território potiguar:
- os índios do tronco linguístico Tupi
- os índios do tronco linguístico Macro-Jê
5. Onde estavam localizados os índios do tronco lingüístico Tupi e quem eram os seus representantes?
Os índios do tronco lingüístico Tupi eram representados pela nação Potiguar no litoral leste e nas partes mais interiorizadas do litoral oriental, os grupos potiguaras Guaraíra, Paiguá e os Jundiá.
6. E os índios do tronco lingüístico Macro-Jê, onde habitavam e quais os seus representantes?
O tronco linguístico Macro-Jê predominava em direção ao interior agreste serrano semi-úmido e sertão semi-árido. No Seridó eram representado pela nação Tarairiu (conhecidos como Tapuias, nome dado pelos rivais potiguaras), divididos em tribos como os Canindé, Pega e Tarairiu; na Chapada do Apodi para a Serra de Patu e Vale do Assu viviam as tribos Janduí, Pataxó, Pajeú, Paiacu e Moxoró; na região serrana havia a predominância do Iço Panati e Pacaraju e, na Borborema, os Cariri.
7. Como viviam os Potiguaras (litoral) e os

Relacionados

  • Paz e guerra entre as nações
    48409 palavras | 194 páginas