Formação social, econômico e político do brasil
2º Semestre – Serviço Social
Introdução
Nesse desafio da aprendizagem será apresentada a história do Brasil, nos aspectos, políticos, econômico e social.
Mostraremos que desde nossa colonização que foi de exploração, a historia foi construído nos mesmo moldes, mudou-se em alguns momentos o sistema, mas a administração e o poder econômico ficaram sempre nas mãos de uma classe privilegiada que sempre foram à minoria, sustentadas pela grande massa, formada pela classe dos trabalhadores.
I - O período colonial: estrutura econômica política e social.
Portugal se tornou um grande desbravador colonizador de novas terras por vários motivos além do espírito aventureiro aprendeu com os genoveses a arte de construir embarcações marítimas e construiu as famosas caravelas, um barco que é leve e resistente.
A história relata que sob o comando de Pedro Álvares Cabral cinco caravelas portuguesas saíram ruma à índia se desviaram do caminho e chegaram sem quere às terras brasileiras. Mas a mesma historia tratou de mostrar que os portugueses não saíram ruma à Índia e sim a procura de novas terras para colonizar.
A história peca mais uma vez quando relata que Portugal foi nosso desbravador, descobridor sendo que na verdade, quando chegaram aqui essas terras já havia sido descoberta e povoada pelos índios.
Os portugueses chegaram aqui impuseram seu modo de viver aos índios, fizeram eles de escravo obrigando os a trabalhar em suas lavouras de cana-de-açúcar, abusaram de suas mulheres trouxeram doenças para esses povos nativos, ignoraram suas crenças impondo a religião predominante da época o catolicismo, batizaram os a força tentaram catequizá-los.
Esse povo nativo que vivia tranquilamente da caça e da pesca, tiveram suas vidas viradas de pernas pro ar e foram atropelados pelos costumes dos colonizadores portugueses. Foram travadas guerras sangrentas entre colonizadores e nativos e isso resultou na morte de muitos