Formação social, econômica e política do Brasil
Centro de Educação a Distância
Pólo de Ribeirão Preto /SP
Unidade: Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto
Curso: Serviço Social
Disciplina: Formação Social, Econômica e Política do Brasil
JORNAL VIRTUAL: Formação Social, Econômica e Política do Brasil
Participantes:
Setembro de 2013
Ribeirão Preto- SP
EXTRA! EXTRA! EXTRA! Traremos para vocês matérias que vão elucidar como se deu a formação social, política e econômica do Brasil, narrando os principais fatos desde o Séc. XIX até a contemporaneidade. Acontecimentos que marcaram época e suas consequências, através de narrativas e fotos. Boa leitura!!!
VER O MUNDO COM OLHOS DE DEBRET
Para iniciar nosso desafio, começaremos por breve alusão à vida de Debret. Filho de funcionário do Parlamento Francês, Jean Baptiste Debret nasceu em Paris no dia 18 de abril de 1788; era primo do renomado artista Francês Jacques Luís David, Debret estudou no Lycee Luís de Grand e depois na escola de Belas Artes de Paris. Veio ao Brasil à pedido de D. João VI no dia 26 de março de 1816 com a missão de criar bases para academia de Belas Artes no Brasil. Viveu durante 15 anos no Brasil, tendo um trabalho de suma importância, retratando a sociedade do século XIX, em especial, o Rio de Janeiro. Por suas representações indígenas e idealistas Debret é um artista neoclássico romântico, pois ele privilegia emoções e valoriza o individualismo, o sofrimento, a religiosidade, a natureza e outros temas. Após ter cumprido sua missão criando a Academia Imperial de Belas Artes, foi mestre e lecionou na instituição, até sua volta à França no ano de 1831.
Alegando problemas de saúde volta para sua terra natal, faleceu em Paris no dia 28 de junho de 1848, já em idade avançada, deixando uma obra de valor incalculável e inestimável ao país que o acolheu. O trabalho proposto foi realizado por meio de pesquisa iconográfica; termo que significa registro e representações por meio de imagens, propõe