Formação social, econômica e política do brasil
ANHANGUERA – UNIABC
SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I
Tutor Presencial: Rozinéia Aparecida Nunes da Silva
Tutor à Distância: Daniel Osterreicher Laporta
Walkiria Elisabete Rossini RA 3815661800
Elaine Gonçalves dos Santos RA 3822684142
Janete Ortiz Esteves do Nascimento RA 3812643750
Carmem Glória de Souza Rodrigues RA 3708913573
Myriam Yuriko Furuguem Hattori RA 3815673955
Marcia Maria de Souza RA 3815671848
O filme “Tempos modernos” nos mostra o trabalho e a alienação na revolução industrial.
A palavra trabalho atribui-se ao latim “tripallium” instrumento de tortura utilizado para empalar prisioneiros de guerra e escravos fugídeos. Assim, em sua própria terminologia o trabalho carrega uma carga de esforço e desprazer. A origem do trabalho encontra-se na necessidade de a humanidade satisfazer suas necessidades básicas. Assim trabalhar é produzir riqueza, o que é necessário em todos os modos de produção.
Uma sociedade não vive sem o trabalho, através do trabalho ele busca dominar a natureza, transforma-a em proveito próprio. Passa de ser dominada a ser dominante devido ao desenvolvimento do trabalho. O próprio desenvolvimento do seu corpo, do cérebro, da fala e da relação entre os homens origina-se do trabalho. Desta forma”Engels” afirma o trabalho criou o homem e o homem criou o trabalho.
Em tempos modernos o diretor mostra os efeitos que o desenvolvimento capitalista e seu processo de industrialização trouxeram a classe trabalhadora. É uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a humanidade em busca da felicidade. No filme, o vagabundo Carlitos, encontra-se na condição de operário e a inadequação dele com o trabalho alienado. Ele só consegue mostrar sua identificação com atividades nada alienantes que fogem ao domínio da máquina sobre o