FORMAÇÃO SOCIAL ECONOMICA E POLITICA DO BRASIL - JORNAL VIRTUAL
SERVIÇO SOCIAL – 1° e 2° SEMESTRE.
DISCIPLINA: FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA e POLÍTICA do
BRASIL.
NOME: Iraci Prestes. RA: 7504565350.
Isaura das Neves Gusmão. RA: 6552248699.
Jacqueline Gonçalves Oliveira do Nascimento. RA: 6552248699.
Zelinda Bernardes do Vale Vasconcelos. RA: 6582340706.
Tutora EAD: Maria Clotilde Bastos.
Tutora Presencial: Irinéia de Souza Normandia.
São Paulo / SP.
2013.
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa mostra a historia do Brasil, e suas diversas fases, procurando entender o presente com base no passado colonial, desde as pinturas de Debret, mostrando o Brasil, com as diferenças entre os escravos e a burguesia. O filme “Carlota Joaquina”, mostra a vinda da família real para o Brasil, fugindo da França, com o apoio da Inglaterra, que tinha objetivo de comercio com o Brasil.
Passando pela Independência, Republica, Constituição, o Brasil era visto com o objetivo de exploração, e pouca mudança trouxe para o povo, para atender o regime
Republicano foi criada a Constituição de 1891, a participação do povo era irrisória, já que coronéis controlavam as eleições por voto de cabresto. Surge o tenentismo movimento politico/militar em oposição a situação, Getúlio Vargas assumi em um golpe militar o poder, a ditadura se instala no Brasil, a democracia retorna depois de 21 anos, e nos acompanha ate os dias atuais.
JEAN BAPTISTE DEBRET E SEU RETRATO DO BRASIL
QUEM FOI: Foi um importante artista plástico (pintor e desenhista) Francês. Nasceu em 18 de Abril de 1768 em Paris e faleceu na mesma cidade em 28 de junho de 1848. Debret integrou a missão artística Francesa, que chegou ao Brasil em 1816.
Fundou no Rio de Janeiro uma academia de artes e ofícios, mais tarde Academia
Imperial de Belas Artes onde lecionou pintura. Suas obras formam um importante acervo, para o estudo da historia e cultura Brasileira na primeira metade do século 19.
Ele mostrava através da arte a realidade