FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA
CONTEMPORANEIDADE: ASPECTOS DA INTERDISCIPLINARIDADE
Cirlene Aparecida Hilário Silva de Oliveira1
Tatiana Machiavelli Carmo Souza 2
Resumo
O presente artigo se propõe a compreender a importância da interdisciplinaridade na formação profissional do assistente social. Frente às transformações do mundo globalizado, espera-se que o assistente social encontre respostas sólidas diante das especificidades da questão social. Nesse sentido, a proposta do trabalho interdisciplinar se apresenta como uma possibilidade de compartilhamento de conhecimentos e saberes que auxiliam na compreensão das relações sociais e que permita a superação de idéias já concebidas. Para que a prática interdisciplinar se efetive faz-se necessário repensar a formação profissional no Serviço Social, uma vez que é neste momento que o futuro profissional poderá desenvolver habilidades que a contemporaneidade exige. Palavras-chave: formação profissional, interdisciplinaridade, serviço social, assistente social.
Na história da sociedade, os agentes são homens dotados de consciência, que agem movidos pela reflexão ou a paixão, perseguindo determinados objetivos; nada acontece aí sem uma intenção consciente, sem um objetivo colimado.
Marx - Engels
Ao pensarmos a formação profissional do Assistente Social precisamos apreender o cenário em que a profissão se efetiva, bem como a realidade social que a cerca. Acredita-se que as mudanças políticas, sociais, culturais e ideológicas, que vivemos nos tempos atuais; as profundas transformações nos processos de produção e reprodução da vida social; assim como as relações entre os sujeitos, nos impulsionam a refletir sobre as novas demandas e dinâmicas do mundo do trabalho.
Esta nova conjuntura da realidade reafirma a necessidade de superação de práticas, nos impulsionando a ter um olhar instigante para o mundo contemporâneo. Mais do que compreender o significado e papel da profissão na