Formação por competências
Educação é um processo a que estão sujeitos todos os indivíduos por toda a sua vida mediante experiências de situações de cotidiano ou em instituições de ensino responsáveis por transmitir conhecimentos, melhorando e estimulando habilidades mentais, moldando personalidades e comportamentos para que possam viver em sociedade, de maneira tal que colaborem pelo desenvolvimento de todos que a compõem.
“No que diz respeito à finalidade da avaliação Hoffmann (2001, p.30) nos lembra que:
“A finalidade primeira da avaliação é sempre promover a melhoria da realidade educacional e não descrevê-la ou classificá-la”.
Uma educação verdadeiramente assumida se assenta em comunidades educadas fortes e capazes de definir projetos pedagógicos autônomos e livres, concedendo condições de autonomia de fato ao seu projeto, tendo como perspectiva uma educação salutar que representará a sociedade civil como um todo. O Projeto Pedagógico da escola é o ponto de partidas para as estratégias educativas que têm como destinatários todos os elementos integrantes da escola: estudantes, professores, funcionários administrativos e de base, direção, pais e comunidade, firmando um processo produtivo que passará a confiança e o propósito educativo que é a formação de seus educandos.
A competência é a capacidade que temos e desenvolvemos para os saberes para solucionar problemas. Usamos a competência para avaliar nossos alunos nas várias atividades que desenvolvem durante o processo ensino/aprendizagem. Podemos observar as várias maneiras com realizam as tarefas que lhes são solicitadas, levar em consideração o capricho, a criatividade no desenvolver dos temas propostos, se conseguem cumprir o cronograma de entrega, se observam a correta grafia das palavras (ortografia), se obedecem a pontuação adequada, se obedecem ao tema proposto, e assim por diante.
Cada professor tem um método próprio de avaliar, porém muitas vezes esse método não é objetivo e deixa quase