formação moral
O livro “Educação Moral na Perspectiva de Alasdair MacIntyre” trata da importância de uma educação moral para o aperfeiçoamento da pessoa (do indivíduo humano enquanto ser racional) para que este possa tornar-se melhor enquanto agente social, pois o que impera nos dias de hoje são os valores da funcionalidade do sistema produtivo, troca mercantil e, principalmente, do individualismo que faz com que as pessoas não se reconheçam mais enquanto membros de uma sociedade integrada em suas práticas, enquanto agentes morais responsáveis e racionais que possuem um início, meio e fim.
O livro é dividido em três capítulos que fundamentam a importância das idéias de MacIntyre sobre a necessidade de uma educação moral que precisa ser estudada e vivida para que realmente haja mudanças nos valores de nossa sociedade. O primeiro capítulo diz respeito a algumas idéias sobre educação moral nos dias de hoje, cujo objetivo é apontar uma possível alternativa onde os sujeitos (agentes morais) consigam ter uma vida melhor dentro do contexto social do qual fazem parte. Deve-se levar em conta que a vida moral não é algo abstrata e sim concreta e todos devem estar dispostos não apenas a discutir os problemas que se apresentam em determinadas circunstâncias, mas agir de modo que tais problemas possam ser superados.
Alguns conceitos são necessários neste ponto, como o de “educação” e o de “ética”. A professora Maria Judith conceitua educação como: