Formação Inicial
A formação de docente para o magistério da educação básica se da para atuar na educação infantil, a autora nos relata que para atuamos na educação infantil o professor tem que ter a formação em magistério. E que a pedagogia vai mais alem, o pedagogo tem que ter mais cultura cientifica e que vai mais alem do que conhecer questões políticas é o pedagogo que vai abrangi como lidar dentro da sala de aula.
Os dois cursos são importantes para o profissional competente, o magistério tem o ensinamento mais tecno, a pedagogia já é mais política.
Formação continuada de professores
Autor: JÚLIO EMÍLIO DINIZ-PEREIRA
A formação de professores no Brasil começou a ganhar força, a partir da segunda metade dos anos oitenta. A formação de professores passou a ser dividida em duas etapas a formação inicial ou pré-serviço, de um lado, e a continuada ou em serviço, de outro. Os termos formação pré-serviço e formação em serviço – traduzida e adotada acriticamente a partir das expressões em inglês “preservice teacher education” e “in-service teacher education” – essa expressões não são apropriadas, pois não se adéquam a realidade das regiões do nosso Brasil, existe ainda, no país, uma grande parte de pessoas que, ao ingressar em um curso ou programa de formação docente, em uma instituição de ensino superior, já atua no magistério há vários anos.
A chamada formação continuada tornou-se, então, uma expressão bastante conhecida no Brasil, a partir dessa época. Sugeriu-se que passássemos a examinar a formação docente como um processo que acontece em um continuum entre a formação inicial e a continuada. Tal idéia de formação passou a ser cada vez mais difundida nos meios acadêmicos brasileiros. Formação continuada ou contínua que conhecemos configura-se, na maioria das vezes, em ações isoladas, pontuais e de caráter eventual. Trata-se de uma formação muito mais descontinua do que propriamente contínua. Ainda predomina a visão da oferta de cursos de curta