Formação Econômica do Brasil
Examine as principais diferenças entre imigração nos sistemas de parceria e colonato na cultura cafeeira.
A imigração no sistema de parceria ocorria através de divulgação na Europa por agentes contratados, com objetivo de contratar trabalhadores para serviços na lavoura. Durante e após a viagem muitos imigrantes morriam, devido as péssimas condições, como higiene e maus tratos. Quando chegavam ao Brasil os trabalhadores eram obrigados a pagar todo custo de seu transporte, além do pagamento de juros de 6%.
Por volta de 1870 surgiram mudanças no meio de transporte para trazer os trabalhadores. Ficou conhecido como colonato, o governo da província de São Paulo era responsável para custear o transporte para o Brasil, além da instalação dos estrangeiros. O governo participava diretamente na contratação dos imigrantes e os fazendeiros eram obrigados a pagar as despesas e do primeiro ano de trabalho.
2ª Questão
Quais foram os principais determinantes da recorrente desvalorização cambial que marcou o final do século XIX no Brasil?
A política implementada por Rui Barbosa conhecida como Encilhamento, causou desordem financeira na economia brasileira. Devido a esse processo vieram os principais determinantes que geraram a desvalorização cambial a queda de exportação que reduz a entrada de moeda estrangeira no país, por causa da queda do preço internacional do café e pressão política dos cafeicultores, com objetivo de preservar seus ganhos em moeda nacional.
3ª Questão
Analise as principais mudanças nos cenários econômicas e político do Brasil pós-Vargas.
O Brasil pós Vargas teve as seguintes mudanças: a abolição das taxas interestaduais de exportações, a elaboração do plano quinquenal (criado para alavancar o desenvolvimento, dando importância aos investimentos estratégicos). No lado político o voto secreto e universal para os maiores de 18 anos, a legislação trabalhista da era Vargas foi preservada, tendo como novidade a garantia constitucional do