Formação dos Grupos
Analisando o capitulo 11 de nosso livro texto e com base no artigo escrito por Steven P. Robbins fizemos um estudo da formação dos grupos no ambiente de trabalho da empresa PetGlamour. Tendo em vista que uma organização é composta por grupos formais e informais, buscamos entender quais os grupos e características se encaixam cada funcionário.
Levamos em conta que a maioria dos profissionais convive mais com os colegas de trabalho do que com a própria família, isso faz com que as pessoas estreitem laços afetivos e surjam amizades a partir de admiração ou empatia. O bom relacionamento entre as pessoas é um fator determinante para um clima organizacional saudável, porém, laços de amizades não devem interferir no bom andamento dos negócios pois, sabe-se que todos tem objetivos em comum. É preciso saber separar assuntos pessoais dos assuntos profissionais.
No ambiente de trabalho formam-se os grupos, visando a obtenção de um determinado objetivo, eles podem ser formais ou informais. O conjunto de interações e relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas denomina-se organização informal, em contraposição à organização formal, que é constituída pela estrutura organizacional composta de órgãos, cargos, relações funcionais, níveis hierárquicos etc.
A organização formal é conduzida pela práticas estabelecidas pela empresa e por uma política empresarial traçada para atingir objetivos da empresa.
A organização informal concretiza-se nos usos e costumes, nas tradições, nos ideais e nas normas sociais. Traduz-se por meio de altitudes e disposições baseadas na opinião e no sentimento. São a expressão da necessidade de “associar-se” e não se modificam rapidamente e nem procedem da lógica: estão relacionadas com o senso dos valores, os estilos de vida e com as aquisições da vida social que a pessoa se esforça por preservar e pela defesa das quais está disposta a lutar a resistir.
Certos indivíduos buscam satisfação como membros de um grupo. Formam