Formação dos Estados Unidos da América
Os Estados Unidos são hoje a nação mais rica e poderosa do planeta. Ocupando uma área de mais de 9,6 milhões de quilômetros quadrados na América do Norte, seu Produto Interno Bruto-PIb (soma de todas as riquezas produzidas durante um ano) – é da ordem de 10 trilhões de dólares. Sua região mais populosa e industrializada fica na costa leste, área que deu origem á nação. No século XVII, desembarcaram os primeiros colonos provenientes da Inglaterra e responsáveis pelo inicio da colonização britânica no continente.
Três tipos de colonização
A efetiva colonização inglesa na América do Norte começou em 1607, em Jamestown, na Virgínia. Nos anos subseqüentes, novas colônias seriam criadas na região. Desde o começo, o processo de colonização de América do Norte pelos os ingleses assumiu, de modo geral, Três formas diferentes:
O governo inglês concedia a companhias de comércio interessadas em explorar o Novo Mundo cartas régias autorizando-as a implantar colônias em determinada região. A London Company, por exemplo, tinha permissão para colonizar uma área compreendida entre os paralelos 34 e 41, fundando aí a cidade de Jamestown.
O rei doava certa extensão de terra a famílias da nobreza ou pessoas com dinheiro, concedendo-lhes amplos poderes para governar. Foi assim que se iniciou a colonização da Pensilvânia, da Carolina do Sul e de Maryland.
Grupos formados geralmente por puritanos (calvinistas) atravessavam o Atlântico e criavam na América do norte uma nova sociedade política, semi-independente na Inglaterra. Esse tipo de povoamento ocorreu na região do atual Massachusetts, onde em 1620 desembarcaram os primeiros puritanos, vindos no Mayflower.
As treze Colônias
Em pouco tempo, milhares de novos colonos instalaram-se no continente, apoderando-se das terras que até então eram ocupadas pelas as tribos indígenas. Em 1680, a população total das colônias inglesas somava 250 mil habitantes; um século mais tarde,