Formação docente
Bourdieu critica a teoria de Durkheim por reduzir as ações dos indivíduos na sociedade a mera execução de normas e regras imposta pela mesma, onde o individuo reproduz o que há na sociedade, independente da sua vontade, e isso exclui o individuo com agente social.
Bourdieu traz segundo (Noguera 2002,19) que o individuo e um ator socialmente configurado em seus mínimos detalhes e que tudo seria socialmente construído.
Bourdieu em contraposição ao objetivismo, recupera a idéia de Weber na qual o sujeito teria a escolha das normas e princípios sociais que orienta sua ação.
Bourdieu em seu estudo acredita que o individuo tem a liberdade de fazer escolhas, mesmo que esta escolha é condicionada pela estrutura social da qual participa.
No contexto escolar de acordo com Bowles e Gintis, através do livro”Scooling in Capitalist America” (1976) as escola tinham nas origens a função equalizadora e igualitaria, sendo que atualmente ela se torna cada vez mais discriminadora e repressiva,mesmo com varias reformas na educação, a escola evidencia cada vez mais seu papel de reproduzir a sociedade de classes e reforçar o sistema