Formação do psicologo
Curso de Psicologia
Formação do Psicólogo hoje
Anápolis
2013
Psicólogo Brasileiro
Cap.01 – Formação do Psicólogo hoje
* O Fórum Nacional de Formação elaborou 10 diretrizes curriculares, com elas foi possível assegurar quais tipos de formação?
R: Depois de criada as diretrizes, foram criadas, através delas, a possibilidade de uma formação básica, cientifica e técnica. Assim se enquadrando dentro de um quadro sociocultural e econômico.
* Quais são os principais objetivos da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP)?
R: Cooperar com o desenvolvimento do ensino, podendo articular ações com todos os profissionais, assim promovendo a psicologia e facilitando acordos, convênios, contratos e ajustes para a realização de seus objetivos.
* Em relação aos estágios, Vilela (1996), defende que o psicólogo é visto comi um ser autônomo e que cuida da sua interioridade. Dê sua opinião sobre tal afirmação.
R: O psicólogo pode sim ser um ser autônomo, compreensivo com o próximo, porém isso é uma visão muito egoísta. Penso que para ser um bom profissional é necessário, além de uma boa graduação, um olhar menos individualista, assim sendo mais acessível e confiável para seus pacientes.
* Em relação às pesquisas de formação do psicólogo no Brasil, quais são as maiores preocupações?
R: No Brasil é a questão do estágio e da supervisão dos mesmos que mais preocupa.
* O que as Diretrizes Curriculares garantem na formação do Psicólogo no Brasil?
R: Garantem a possibilidade de diversificação, de atualização frequente e enriquecimento. Resultando em um profissional-pesquisador, que atue em qualquer área profissional.
* De quais tipos de docentes precisamos para uma boa formação?
R: Precisa-se de docentes-pesquisadores, competentes e didáticos. Docentes capazes de passar suas experiências de forma clara.
* Qual a marca positiva de uma universidade?
R: A diversidade de formação que ela